Como planear uma viagem a São Miguel – Açores?

Como planear uma viagem a São Miguel – Açores?

admin admin Abril 24, 2021 Blog

Neste artigo vamos falar sobre como se deve planear uma viagem a São Miguel – Açores

Em que época do ano se deve visitar os Açores?

Pode visitar os Açores em qualquer mês do ano. É essencialmente uma questão de preço a opção entre a época alta e a época baixa. Na época alta, se puder, evite ir no mês de Agosto. Em Agosto, os preços dos alojamentos e dos carros de aluguer são mais elevados, a quantidade de turistas a visitar a ilha é maior, e portanto a dificuldade em reservar restaurantes e outros pontos turísticos, também é maior. Na época alta, se puder, viaje nos meses de junho ou setembro.

Na época baixa, os preços são mais reduzidos nos meses de novembro, dezembro, janeiro e fevereiro.

A melhor relação entre bom tempo e preço, consegue-se nos meses de outubro e novembro, nomeadamente no final de outubro e no início de novembro.

A primeira visita aos Açores, pode ser na época baixa, aproveitando um fim de semana prolongado ou umas mini férias. E depois voltar uma segunda vez na época alta, com a família, por um período de uma semana.

 


Quais as ilhas a visitar?

Se é a primeira vez que vai aos Açores, deve ir a São Miguel.

É em São Miguel que pode visitar a Lagoa das Sete Cidades (uma das 7 Maravilhas de Portugal), as Furnas e a Lagoa do Fogo.


Qual a duração da viagem?

A duração da visita a São Miguel, pode variar entre os 3 dias e uma semana. É frequente vir uma primeira vez por 3 ou 4 dias, para voltar uma segunda vez por um período de uma semana.

A primeira visita pode ser na época baixa, aproveitando um fim de semana prolongado ou umas mini férias.  Para visitar o essencial da ilha de São Miguel deve ter, pelo menos, 3 dias completos. Um dia para Ponta Delgada e arredores, outro dia para vistar as Sete Cidades e o outro para ir às Furnas. Para ficar com 3 dias completos disponíveis para visitar a ilha pode ter que ficar 4 noites, dependente dos horários dos voos de chegada e de partida, nomeadamente se chegar num dia à noite ou se partir de madrugada.

Para ficar a conhecer bem a ilha e desfrutar de umas férias tranquilas e relaxantes, o ideal são umas férias de uma semana. Além de visitar os locais mais importantes, ficará com algum tempo, para ver as baleias e golfinhos e fazer alguns trilhos pedestres,  desfrutando do mar e da natureza dos Açores.


Como marcar as passagens aéreas?

As companhias aéreas que operam nos Açores são a SATA, a TAP e a Ryanair.
Os preços das passagens podem variar bastante de um dia para o outro, por isso consulte os preços nos dias antes e depois daqueles que tenciona viajar. Às vezes, a opção mais barata consiste em ir numa companhia e regressar noutra companhia.

No site skyscanner, ao introduzir as datas que pretende viajar, ele vai procurar nas várias companhias aéreas, as várias combinações, e apresentar várias opções, ordenadas da mais barata para a mais cara. Assim vai poupar tempo e dinheiro. O site além de procurar nas várias companhias, pode inclusivamente encontrar, que a opção mais barata consiste em ir numa companhia e regressar noutra. Depois de consultar as várias opções, selecciona a que pretende, e será direccionado para o site da companhia aérea, para efectuar a reserva.

Mas o site skyscanner, ainda tem mais possibilidades, para poupar tempo e dinheiro, tal como indicado a seguir:

Se tiver flexibilidade nas datas a viajar, em vez de seleccionar as datas específicas, pode escolher um dado mês, e nos botões Calendário ou Gráfico, visualizar as datas em que é mais barato viajar. Na figura anterior, os preços de cada dia, aparecem sob a forma de um gráfico. Carregando no botão Calendário, os preços aparecem no calendário abaixo de cada dia do mês.

Seleccione a data da ida e a data do regresso e carregue no botão Encontrar voos.  O site vai procurar as várias opções e mostrar a figura seguinte:

Para as datas escolhidas o site encontrou, que a viagem mais barata de ida e volta, custa 43€, na Ryanair. Se não quiser reservar já, pode carregar no botão “Obter Alertas de Preço”, para ser informado por email, sempre que houver alterações de preço.

No botão “Veja mais” será direccionado para uma página, onde poderá fazer a reserva das passagens, no site da companhia aérea ou noutros sites.

Neste artigo vamos continuar a falar sobre como se deve planear uma viagem a São Miguel – Açores. Continue a ler, pois o melhor vem a seguir.


Onde ficar alojado?

Depois de marcar as passagens aéreas e de saber as datas de chegada e de partida, está em condições de reservar o alojamento.

Para visitar a ilha de São Miguel, deve escolher um alojamento em Ponta Delgada, pois além de ficar na zona central da ilha, entre as Sete Cidades e as Furnas, fica perto do aeroporto.

Caso o voo de chegada seja à noite (cerca das 23h30) ou o voo de partida seja de madrugada (cerca das 6h30), é quase obrigatório ficar alojado em Ponta Delgada.

Caso à noite prefira desfrutar da animação de uma cidade, deve escolher um alojamento perto do centro histórico, de modo a ficar perto de restaurantes e de bares. Perto do centro histórico, mas de preferência numa zona residencial, que seja calma e tranquila à noite. Apartment T3 in downtown, é uma excelente opção para umas férias em família.

Caso prefira umas férias tranquilas e em harmonia com a natureza e o mar, pode escolher um alojamento em Capelas, que fica a 15 minutos de carro do centro de Ponta Delgada e do aeroporto. Seaside Azores Villa, é uma casa de férias à Beira Mar a 1oo metros de uma piscina natural.

 


Como escolher o alojamento?

Comece por procurar no Booking e no Airbnb, introduzindo a zona e as datas de check-in e de check-out. Assim, vai pesquisar os alojamentos na zona escolhida e com disponibilidade nas datas indicadas.

Use os filtros e a procura em mapa para facilitar a pesquisa. Nos filtros limite o valor máximo da tarifa, defina a proximidade ao centro, e defina uma avaliação mínima dos hóspedes, para eliminar alojamentos com nota baixa.  A procura em mapa pode ajudar a pesquisa, quando já sabe onde ficar alojado, pois visualiza imediatamente no mapa a localização dos alojamentos e as suas tarifas. Nesta pesquisa, reduza a quantidade de alojamentos até ficar com uma lista reduzida de no máximo três alojamentos.

Ordene a sua lista reduzida, consultando as fotos e as avaliações dos hóspedes.

Depois de escolher o alojamento, reserve na plataforma Booking ou Airbnb, ou tente contactar directamente com o proprietário do alojamento.

 


Como contactar diretamente com o proprietário do alojamento?

Porquê tentar contactar diretamente com o proprietário do alojamento?

Porque ao reservar diretamente com o proprietário do alojamento, deve conseguir um desconto entre 5% e 10%, do preço indicado na plataforma. Além deste desconto, o pagamento pode também ser mais favorável. Geralmente faz-se um pré-pagamento de cerca de 25% a 30% do valor total, ficando o restante a ser pago no check-in. Este faseamento do pagamento é mais favorável, do que pagar a totalidade do valor, no momento da reserva, como acontece no Airbnb. Como é sabido, os proprietários pagam uma comissão à Booking e ao Airbnb para terem as suas propriedades listadas nestas plataformas. Assim, é normal que façam um desconto aos hóspedes que reservam diretamente.

 


Como saber o contacto do proprietário?

Leia este artigo para saber o contacto do proprietário e poupar dinheiro.

 

Neste artigo vamos continuar a falar sobre como se deve planear uma viagem a São Miguel – Açores. Esteja atento às próximas publicações.