O que fazer em São Miguel

O que fazer em São Miguel

admin admin Dezembro 9, 2020 Blog

Os Açores carregam consigo um a beleza invejável, e, por isso, fascinam muitas pessoas na altura de escolher onde passar as férias. Desta forma, têm muitas atividades que atraem os turistas, mas também a sua cultura e natureza chamam as atenções e despertam curiosidade.

Neste artigo iremos dar-lhe dicas sobre o que fazer e o que visitar na sua visita aos Açores, mais especificamente na ilha de São Miguel.

 

Reserva Natural da Lagoa do Fogo

Claro está que apreciar a bonita natureza e das áreas protegidas em São Miguel não poderia ficar de fora. Existem inúmeros parques nos quais pode passear ou simplesmente descansar à sombra de uma árvore enquanto ouve o chilrear dos pássaros.

Um destes exemplos é a Reserva Natural da Lagoa do Fogo, que possui uma caldeira com cerca de 40 linhas de água e está rodeada por flora endémica diversificada.

 

Caldeira Velha

A Caldeira Velha, situada em Água de Pau, é outro desses exemplos. Aqui, terá acesso também a uma cascata de água quente onde pode tomar banho e respirar o ar puro que a natureza lhe fornece, mas também dar um simples passeio para ficar a conhecer melhor este lugar maravilhoso.

 

Gruta do Carvão

A Gruta do Carvão é um dos monumentos naturais que merece uma visita, por se diferenciar bem dos restantes locais da ilha, pois tem quatro cavidades principais.

No interior desta gruta poderá ver formas vulcano-espeleológicas, como as estalactites lávicas, paredes estriadas, bolhas de gás, tuneis, entre muitos outros.

 

Poços de São Vicente

Se gosta de piscinas naturais, dar um mergulho e apanhar um pouco de sol, os Poços de São Vicente são o local ideal para isso.

Esta piscina de água salgada localiza-se entre as freguesias de São Vicente e das Capelas, e é uma zona muito famosa para banho, principalmente no verão.

Os Poços de São Vicente são de fácil acesso, com instalações sanitárias, balneários e vestiários.

Esta área também dispõe de algumas mesas para piquenique e alguns bares perto, onde poderá almoçar ou simplesmente tomar um copo.

Se pretende ficar alojado nas Capelas, a Seaside Azores Villa é o sítio ideal. A casa localiza-se na Vila das Capelas e está muito bem equipada com todas as comodidades, para que se sinta como em casa.

 

Ferraria

As Termas da Ferraria situam-se bem perto do mar, na freguesia dos Ginetes. Esta zona possui duas nascentes de águas termais, de origem vulcânica, que abastecem e aquecem as piscinas naturais da Ferraria.

Aqui, poderá visitar também o SPA Termal, onde poderá fazer tratamentos individuais ou em grupo, com técnicas de fisioterapia e relaxamento, e também com o uso das águas termais da Ferraria.

É um local que merece a visita, não só devido às propriedades terapêuticas que as suas águas possuem, mas também porque aqui pode observar o bonito pôr-do-sol.

 

Ilhéu de Vila Franca

Localizado na Vila da Franca do Campo, o ilhéu é um dos lugares mais concorridos durante o verão.

Este resulta de uma cratera de um antigo vulcão submerso e é acessível através de barco. Revestido por uma vasta vegetação endémica, o seu interior possui uma piscina natural, e, de junho a setembro, existe um serviço de barco para quem desejar aproveitar o sol e visitar o ilhéu de Vila Franca para dar uns mergulhos.

Este ilhéu também é palco das etapas do campeonato mundial de mergulho em penhascos, o Red Bull Cliff Diving.

 

Furnas

As Furnas já é um lugar de paragem obrigatória para quem visita a ilha de São Miguel, sendo muito conhecido devido às suas fumarolas, ao cheiro caraterístico destas, mas também devido à gastronomia, nomeadamente o muito famoso Cozido das Furnas, que é cozinhado no interior de uma caldeira.

Aqui poderá também contemplar a Lagoa das Furnas e visitar belos jardins floridos e verdejantes, como o Jardim D. Beatriz, parques lindíssimos, como o Parque da Grená, parque Terra Nostra e os fontanários, onde pode provar a caraterística “água azeda”.

Não se esqueça também de provar os deliciosos bolos lêvedos e as maçarocas de milho cozidas nas fumarolas.

 

Sete Cidades

Quem nunca ouviu falar da Lagoa das Sete Cidades e de toda a lenda e mistério pelo qual esta está envolta?

Esta é uma das freguesias que pode visitar que lhe proporcionará momentos de sossego e paz, com a sua paisagem verdejante.

Aqui poderá ter acesso a lagoas muito bonitas, não só à famosa Lagoa das Sete Cidades, mas também à maravilhosa Lagoa do Canário, à Lagoa do Santiago e à Lagoa das Empadadas, aos miradouros e às caldeiras.

Do miradouro da Vista do Rei, verá ainda o Hotel Monte Palace, um hotel abandonado há mais de 20 anos.

 

Mosteiros

Esta freguesia na ilha de São Miguel também tem muito para oferecer, pois aqui é o local ideal para se observar algumas espécies de aves e é onde estão situadas as piscinas naturais e uma das melhores praias da ilha, de onde pode observar os ilhéus dos Mosteiros.

Na praia dos Mosteiros, pode também apreciar o belíssimo pôr-do-sol que desce entre os ilhéus, que decerto lhe irão valer incríveis fotografias.

 

Miradouros

A ilha de São Miguel está munida de miradouros, quase em todos os cantos desta.

De facto, em quase todos os locais há um miradouro onde pode parar para apreciar a vista maravilhosa e verdejante que esta ilha tem para oferecer.

Um dos miradouros a visitar é sem dúvida o da Lagoa do Fogo, onde pode ter acesso também à lagoa através de um trilho e de onde ver o nascer do sol é sempre uma experiência única.

O miradouro do Pico da Vara, no Nordeste, é para os mais aventureiros que gostam de escalar mais alto e de onde se consegue observar toda a área circundante, por ser a elevação mais alta de São Miguel.

O miradouro da Ponta da Madrugada também é um dos mais famosos miradouros da ilha, por ter um espaço de merendas e churrasqueiras, uma vista incrível para a Serra da Tronqueira, mas também por ser um dos melhores lugares para ver nascer o sol.

O miradouro da Vista do Rei (na fotografia) é sem dúvida o mais famoso da ilha, de onde se pode ter o panorama magnífico sobre a Lagoa das Sete Cidades.

 

Gorreana

Visitar a Fábrica de Chá da Gorreana é algo que não pode faltar no seu itinerário.

Esta é a mais antiga e atualmente única plantação de chá da Europa, sempre mantendo as tradições desta cultura.

Nas suas férias aproveite para visitar os campos de cultivo de chá, assistir aos processos de produção na fábrica, visitar o museu e, no fim, beber um delicioso chá gratuito.

 

Plantações de ananás

A ilha de São Miguel já é muito conhecida por ser aqui que se cultiva este delicioso fruto. Assim, nas suas férias, não pode deixar de visitar as várias estufas tradicionais onde o ananás é produzido para conhecer tudo sobre o fruto rei.

Assim, pode acompanhar e testemunhar todas as suas fases de crescimento e as suas técnicas tradicionais de cultivo.

 

Mercado da Graça

O Mercado da Graça localiza-se em Ponta Delgada, e é um ex libris deste concelho.

Aqui encontra diversos produtos que a terra oferece, todos produzidos nos Açores, tendo também secções de talho e peixe fresco.

Há ainda toda uma área dedicada aos souvenirs, onde pode comprar várias lembranças para levar consigo (comestíveis ou não).

Se pretende encontrar alojamento em Ponta Delgada, o T3 Downtown é o sítio ideal para si. Um apartamento espaçoso no coração da cidade, com vista para o mar e com todas as comodidades. 

 

Forte de São Brás

DIGITAL CAMERA

Para os apreciadores de História, o Forte de São Brás, em Ponta Delgada, é um local de paragem obrigatória.

Este edifício militar tinha como função garantir soberania nacional na ilha assim como defender as frotas comerciais dos ataques de corsários e proteger a cidade de Ponta Delgada.

Aqui pode ver uma praça de armas, edifícios de épocas e ainda o Museu Militar dos Açores.

 

Portas do Mar

As Portas do Mar, em Ponta Delgada, é um dos espaços mais famosos entre os residentes e os turistas, por oferecer um leque variado de serviços, desde lojas, bares e restaurantes, mas também por ser uma boa zona para quem deseja simplesmente passear à beira-mar.

É um dos locais mais procurados para sair à noite, devido à diversidade que os seus bares dispõem, havendo para todos os gostos – com música ao vivo ou um ambiente mais intimista, é o sítio ideal para tomar um copo e para se divertir.

Se vai visitar São Miguel, estes são os pontos de interesse que não pode deixar de visitar. A maior ilha dos Açores tem atividades e locais a visitar para todos os gostos, sem nunca descurar a beleza que a rodeia. Por isso aproveite as nossas dicas e venha explorar São Miguel!