O que Fazer em Ponta Delgada?

O que Fazer em Ponta Delgada?

admin admin Dezembro 4, 2020 Blog

Se planeia visitar a cidade de Ponta Delgada e conhecer a sua riqueza patrimonial e paisagística, bem como aproveitar bons os melhores bares, apresentamos-lhe algumas dicas.

 

Cultura

Portas da Cidade

As Portas da Cidade são um marco arquitetónico de Ponta Delgada e algo que não poderá perder na sua visita à cidade.

Esta construção de pedra basáltica é composta por três arcos: o maior e arco central é composto por alguns elementos barrocos, pelas armas de Portugal e do Município de Ponta Delgada.

Esta praça tem bastantes opções de restauração e bares à volta.

 

Galeria Fonseca Macedo

Esta galeria, fundada em 2000, pretende promover a arte contemporânea, apresentando artistas emergentes e consagrados, tanto regionais, nacionais, como internacionais.

Tendo já sido palco de muitas exposições individuais e coletivas, a Galeria Fonseca Macedo recebeu, recentemente, um louvor da Câmara Municipal de Ponta Delgada, aquando do seu 20º aniversário.

Se é um apreciador de arte, este é certamente um ponto de paragem obrigatório para si.

 

Forte de São Brás

Situado em Ponta Delgada, o Forte de São Brás é uma construção de base poligonal, com quatro baluartes nos ângulos, que estão preparados para receber artilharia e cortinas de muralha baixa.

Foi sendo alterado ao longo dos anos, encontrando-se lá o Museu Militar dos Açores, que vale a pena visitar para conhecer um pouco mais da história militar e deste que é considerado o mais importante exemplar de arquitetura militar do século XVI e a mais poderosa fortificação de São Miguel.

 

Museu Carlos Machado

Aberto ao público em 1880, o Museu Carlos Machado conserva, preserva e divulga o património e identidade da ilha de São Miguel.

Este museu possui um acervo museológico único a nível regional e com grande valor: são imensas as coleções que pode ver e apreciar na sua visita.

Com três exposições permanentes: História Natural, Memória do Convento e Arte Sacra, também conta com algumas exposições temporárias que poderá visitar.

 

Lazer

Jardim Botânico José do Canto

José do Canto foi um homem culto e amante da natureza, que conhecia bem a botânica e estabeleceu contatos com os mais variados jardins botânicos e viveiristas de todo o mundo.

Desde os anos 50 do século XIX, José do Canto fez do seu jardim um espaço de aclimatação para milhares de espécies, tornando-se no jardim rico que é, também, um excelente local para relaxar.

 

Reserva Florestal de Recreio do Pinhal da Paz

O Pinhal da Paz, nome pelo qual é mais conhecido, é uma área com 50 hectares com vários espaços de lazer, como churrasqueiras e merendários, um labirinto e parques infantis, possui também uma grande variedade botânica, com coleções temáticas de camélias, fetos, palmeiras e catos.

Aproveite para relaxar e dar um passeio pelo Pinhal da Paz onde pode ver várias espécies endémicas, o lago, o expositor de aves e muitos outros animais.

 

Pesca Desportiva

Para os mais aventureiros, a pesca desportiva em São Miguel é uma ótima opção para aproveitar o mar açoriano, que satisfaz os amantes do big game fishing.

Espadim azul, espadim branco, dourado e rabilo são algumas das espécies que poderá encontrar.

Há vários operadores especializados neste tipo de pesca, mas, para quem preferir, pode alugar o equipamento e a embarcação.

 

Observação de baleias e golfinhos

Uma das experiências mais famosas nos Açores é, sem dúvida, a observação de baleias e golfinhos, que certamente irá ficar-lhe gravado na memória.

Este é dos melhores destinos para viver esta aventura, onde irá viajar de barco para ver estas belas criaturas que habitam o mar dos Açores.

Cachalotes, golfinhos comuns, roazes e de risco habitam nos Açores durante todo o dia, mas os Açores estão também localizados no meio de rotas de várias espécies. É algo a não perder!

 

Bares e pubs

Arco 8

Localizado em Ponta Delgada, o Arco 8 situa-se junto ao mar, na marginal poente da cidade.

Este bar funciona também como galeria de arte e presenteia-nos com uma programação ousada e diferente. 

Após um jantar no centro da cidade, não há nada melhor que passar pelo Arco 8 para tomar um copo e desfrutar do bom ambiente deste local.

 

The Gin Library

O Solar Branco é uma mansão que foi construída nas montanhas de São Miguel, em 1885. Hoje, é um bar que contém uma vasta coleção de gin.

Com um espaço acolhedor e uma vista maravilhosa, The Gin Library tem uma das maiores exposições de gin no mundo e proporciona também masterclasses de gin, com especial destaque para o gin açoriano e português.

 

Cantinho dos Anjos

O Cantinho dos Anjos é um dos bares mais famosos na cidade de Ponta Delgada, devido à sua história e ambiente, tendo imensas recordações de todo o mundo nas paredes do seu espaço.

Com um ambiente acolhedor, este é o local ideal para almoçar/jantar ou, simplesmente, para tomar um copo e relaxar.

 

Raiz Club

Este bar estilo pub prima pela sua arquitetura maravilhosa e por uma vista deslumbrante para a Igreja da Matriz e para as Portas da Cidade.

Bem situado, com atuação de bandas ao vivo e DJ set, é um local fora do vulgar devido também à sua decoração.

É composto pelo bar, palco para atuações ao vivo e ainda um espaço para DJ.

 

Tã Gente

Este bar/restaurante com um espaço agradável, é uma ótima experiência a ter em conta, quer a nível de comida, quer de cocktails.

É um ótimo espaço para desfrutar de um copo, quer na esplanada, quer no interior, com um ambiente acolhedor e boa música.

 

Canto do Aljube

Este bar/restaurante é um dos mais populares para diversão noturna em Ponta Delgada.

Com um bom ambiente, é um espaço muito agradável mesmo no centro da cidade de Ponta Delgada.

O espaço tem esplanada, o que convida muito a passar uma boa noite de verão cá fora a degustar uns bons cocktails.

 

Lava Jazz

O Lava Jazz foi criado por amantes de arte, especialmente para os amantes de Jazz.

Este bar tem o conceito de “sala de estar fora de casa”, onde atua um quarteto de jazz ao vivo de quarta a sábado, a partir das 22 horas.

Com um bom ambiente e boa música, é uma ótima opção para passar a noite no coração da cidade de Ponta Delgada.

Agora que já tem um guia para o que fazer em Ponta Delgada, falta-lhe só reservar um local para ficar: estes apartamentos são perfeitos para férias em família e para aproveitar tudo o que melhor há na ilha de São Miguel! Fique na cidade de Ponta Delgada e desvenda todos os seus mistérios!

Reserve já:

T3 Downtown, Ar Condicionado e Varanda e T3 Downtown