O famoso Cozido das Furnas é a refeição mais característica da gastronomia da ilha de São Miguel. Visitar São Miguel e não comer o cozido das Furnas é como ir a Roma e não ver o Papa.
Os principais ingredientes são basicamente os mesmos do cozido português, com carnes e enchidos locais, mas o seu cozimento lento (cerca de 5 a 7 horas), enterrado nas caldeiras das Furnas, concedem-lhe um sabor único e característico. Além das carnes e enchidos locais, o famoso cozido das Furnas não dispensa batatas doces e inhames.
Nas Furnas todos os restaurantes servem cozido, mas recomendo o restaurante Tony’s, localizado no centro das Furnas, perto da igreja.
Para além de ser o mais conhecido, não há surpresas. Duas outras boas opções são o restaurante do Hotel Terra Nostra ou o restaurante do parque de campismo.
O restaurante Terra Nostra é o mais caro, além de incluir o bilhete para visitar o Parque Terra Nostra, que custa 8€ por pessoa. Se planeia visitar o parque depois do almoço, o cozido é uma boa opção. O restaurante do parque de campismo é mais conhecido pelos habitantes locais, mas é uma boa opção tendo em conta a qualidade-preço, com descontos para grupos e famílias.
É aconselhável reservar, especialmente na época alta, para melhor poder degustar o famoso cozido das Furnas.
Mais informações sobre os melhores restaurantes onde comer o cozido das Furnas.