Os melhores trilhos na ilha de São Miguel – Açores

Os melhores trilhos na ilha de São Miguel – Açores

admin admin Dezembro 4, 2020 Blog

Conhecida pela sua exuberante beleza, a ilha de São Miguel esconde nos seus recantos muitos segredos ainda não alterados pelo Homem, por isso, na sua visita, não pode deixar de explorar a ilha através dos seus trilhos que, quase sempre, têm uma “surpresa” no fim – uma paisagem que deixará saudade.

 

Salto do Cabrito

Localizado no concelho da Ribeira Grande, o Salto do Cabrito é um destes lugares que oferece uma paisagem fantástica e a Cascata do Salto do Cabrito é realmente um dos segredos mais bem guardados da ilha. O acesso a esta cascata pode ser feito a pé ou de carro.

O trilho do Salto do Cabrito inicia-se junto às Caldeiras da Ribeira Grande e demora cerca de três horas a ser concluído. O caminho todo é rodeado de natureza, passando pela Fajã do Redondo e por várias caldeiras. Contudo, para quem tem maiores dificuldades, é recomendado ir de carro, pois o caminho possui subidas e descidas muito inclinadas.

Ao chegar à cascata, poderá subir uma escadaria, onde poderá ter uma vista panorâmica desta deslumbrante cascata, mas, se preferir, pode simplesmente tomar banho na sua frescura.

 

Praia da Viola

Este percurso pedestre tem início na freguesia da Maia, no concelho da Ribeira Grande. Começando no Porto Novo, uma pequena baía, desenvolvendo-se ao longo do litoral em direção à freguesia da Lomba da Maia. Após uma caminhada, chegará a um conjunto de “tanques”, utilizados antigamente pelas mulheres da freguesia para lavar roupa.

Ao longo da descida em direção à Praia da Viola, irá observar as antigas azenhas do Nateiro (que, com a força da água, transformavam o trigo e o milho em farinha).

Após atravessar esta praia muito tranquila, irá chegar à foz da ribeira do Salto, onde é possível contemplar uma cascata. Ao subir as escadas, irá deparar-se com as antigas ruínas dos moinhos de água da Viola.

O percurso termina junto à Igreja da Nossa Senhora do Rosário, no centro da freguesia da Lomba da Maia.

Este trilho tem a duração de duas horas e é uma caminhada fácil.

 

Lagoa das Furnas

Este trilho tem início e fim próximo do Parque Terra Nostra, um dos maiores jardins dos Açores que também vale a pena visitar.

Ao iniciar o trilho, passará pelo interior da localidade e chegará à zona das Caldeiras da Lagoa das Furnas, com fumarolas. Daí pode ver toda a exuberante beleza da Lagoa das Furnas.

São cerca de três horas e 9.2km de caminhada, mas não se deixe assustar, o percurso não é difícil.

Seguindo pela margem, num caminho de terra batida, poderá encontrar algumas espécies de aves migratórias, visto que este lugar constitui um repouso para estas.

Poderá também visitar o Centro de Monitorização & Investigação das Furnas, onde conhecerá o que tem sido feito para a recuperação da Lagoa das Furnas e da sua envolvente.

O trilho continua em direção à Ermida de Nossa Senhora das Vitórias. Ao continuar pela Estrada Regional, até à entrada da Lagoa Seca, poderá contemplar vários depósitos vulcânicos e o Pico do Gaspar.

Continue em direção ao Lombo dos Milhos, depois siga para o centro da freguesia das Furnas, onde termina assim o percurso pedestre.

 

Salto do Prego/Sanguinho

O percurso pedestre do Salto do Prego localiza-se a sudoeste na ilha de São Miguel, na freguesia do Faial da Terra.

Esta caminhada é muito famosa por dar-lhe a oportunidade de ter uma vista panorâmica inigualável.

O trilho demora cerca de duas horas e tem 6km, sendo de dificuldade média, devido às inclinações e rochas que encontrará durante o percurso.

Com inicio na localidade, numa estrada alcatroada, irá encontrar uma estrada de terra, com algumas cascatas, riachos e vegetação típica do arquipélago açoriano.

Cercada por rochas, encontrará a Cascata do Salto do Prego que, apesar da sua água muito fria, de certo o encantará com a sua beleza.

Este percurso pedestre leva-o também a um pequeno vilarejo, o Sanguinho. É uma pequena aldeia, com centenas de anos, que hoje em dia encontra-se desabitada, mas onde poderá encontrar casas típicas e pequenas explorações agrícolas.

Já lá viveram cerca de duzentas pessoas, que o abandonaram por falta de conforto, dificuldades de acesso e emigração. “Sanguinho” deve o seu nome à planta endémica dos Açores, da Madeira e das Canárias.

 

Vigia da Baleia

Este trilho que liga a Vila da Povoação à freguesia do Faial da Terra, tem acesso através da estrada da Lomba dos Pós.

Ao encontrar um caminho de terra, à direita, irá percorrer zonas com calçada de pedra, atravessar zonas de matas de Incensos e Criptomérias. Ao virar para um desvio à esquerda, irá chegar ao Pico dos Bodes, que foi requalificado, onde pode ver desde o Faial da Terra até Vila Franca do Campo, numa vista panorâmica incrível.

Ao voltar pelo mesmo caminho, desça para o Faial da Terra, terminando o atalho na estrada regional e seguindo para um caminho de terra, onde encontrará a antiga Vigia da Baleia: este local era usado para a observação e localização de diversas espécies de cetáceos, uma das caraterísticas que marca a ilha de São Miguel.

O percurso tem duração de cerca de três horas e é de dificuldade média.

 

Ribeira do Faial da Terra

Esta rota inicia-se na estrada regional entre a Povoação e a Água Retorta, num caminho de terra, junto a um parque de merendas e é ao longo da ribeira do Faial da Terra até à sua freguesia.

O piso é húmido e escorregadio nas pontes de madeira, por isso tenha cuidado.

O caminho de terra está situado paralelo à ribeira, por entre vegetação densa e passa uma clareira, onde está uma antiga azenha (atualmente abandonada). Atravessará várias pontes de madeira, e, ao fazer o desvio à esquerda para o Salto do Cagarrão – uma queda de água.

Ao fazer o desvio pelo Salto do Prego, pode explorar, assim, a base da cascata e subir até à parte de cima da ribeira. Este trilho demora cerca de duas horas a concluir e é de dificuldade média.

Nesta rota poderá apreciar a mata de Criptomérias e Incensos, bem como toda a beleza e ar puro que São Miguel tem para oferecer.

 

Mata do Canário

O trilho inicia-se nas Sete Cidades, perto do “Muro das Nove Janelas” (um aqueduto de pedra que antigamente abastecia de água os fontanários públicos da cidade de Ponta Delgada).

Ao seguir em frente por um caminho de terra ascendente, suba a ladeira até atingir o primeiro miradouro para as Lagoas das Sete Cidades, o miradouro do Pico da Cruz. Continue pelo caminho de terra e, ao longo da cumeeira, é possível ver o interior da caldeira com as lagoas e diversas formações vulcânicas, bem como toda a bonita costa Noroeste da ilha de São Miguel.

Ao contornar a Lagoa Azul, irá passar por desvios para o João Bom e para os Mosteiros, siga sempre pelo percurso principal até chegar ao entroncamento com o percurso da Vista do Rei. Virando à esquerda, rume às Sete Cidades. Esta parte do trilho é bastante escorregadia e inclinada, por isso é aconselhado algum cuidado na sua descida.

Este percurso tem a duração de cerca de três horas e é uma caminha fácil.

 

Serra Devassa

Este percurso de Área Protegida, permite caminhar ao longo de cones vulcânicos e pequenas lagoas, iniciando-se o trajeto no parque de estacionamento contrário ao Parque Florestal da Mata do Canário.

Ao subir a encosta, contorne uma zona pantanosa e siga à direita. Nesta subida irá ver a Lagoa do Pau Pique e as ruínas do aqueduto do Muro das Nove Janelas. Ao continuar, verá o Pico das Éguas, a Lagoa da Égua e a Lagoa Rasa, onde poderá descer até à margem desta.

Tem a duração de cerca de duas horas e dificuldade média.

 

Vista do Rei

O trilho da Vista do Rei inicia-se no miradouro com o mesmo nome e percorre o sudoeste das cumeeiras das Sete Cidades, terminando no interior desta bela e pacata freguesia.

Ao longo do percurso, poderá contemplar o interior da caldeira com as suas lagoas e formações vulcânicas, que, decerto, não irá esquecer.

Poderá, também, fazer um pequeno desvio à esquerda, em direção ao miradouro da Lomba do Vasco, onde poderá apreciar a vista sobre a costa oeste e a freguesia dos Mosteiros.

Este percurso dura cerca de duas horas, é fácil e termina junto à igreja de São Nicolau, no centro da freguesia das Sete Cidades.

 

Trilho das Plantações de Chá Gorreana

Este trilho é feito ao longo das plantações de chá, e inicia-se na Fábrica de Chá Gorreana.

Ao atravessar a estrada até às culturas de chá, no lado esquerdo, encontrará um caminho de terra com chá e com matas de Criptoméria.

Passe a ponte em pedra, onde irá encontrar alguns campos de cultivo e pastagens, casas de apoio à atividade agrícola e mais plantações de chá. Irá, depois, passar pela Casa do Mirante, uma construção que agora está em ruínas, mas de onde pode apreciar a vista sobre a costa norte de São Miguel.

Com duração de cerca de duas horas, é um percurso fácil de se fazer.

O trilho termina outra vez na Fábrica de Chá, onde poderá descansar e aprender sobre os processos da produção, bem como saborear o delicioso chá da ilha.

 

Rocha da Relva

Este trilho tem início e fim ao lado do parque de estacionamento, usado pelos visitantes.

A descida para a Rocha da Relva é feita através de um atalho escavado na falésia, onde irá passar por algumas adegas, casas e também vinhas, com os tradicionais currais de pedra basáltica que, para além de protegerem do mar, providenciam um ambiente mais ameno para as culturas.

Este percurso pedestre irá permitir-lhe visitar uma das poucas fajãs existentes na ilha de São Miguel.

Ao chegar ao nível do mar, aproveite para se refrescar e descansar um pouco. No caminho de volta, ao longo da descida, irá passar por várias casas, quintas com vinhas e árvores de fruto.

Também irá encontrar fontanários e uma zona de repouso. Demora cerca de três hora a concluir e é de dificuldade média-baixa.

 

Rota da Água – Janela do Inferno

Este percurso, que liga a freguesia dos Remédios à freguesia de Água de Pau por antigos caminhos, atravessa vários túneis, por isso, é aconselhável levar uma lanterna.

O trilho inicia-se junto à Casa da Água que, antigamente, era um posto de leite, agora convertido num centro de apoio ao pedestrianismo e de sensibilização ambiental. Ao descer pelo caminho, irá chegar a um parque de merendas, depois, pela esquerda, irá encontrar um caminho de terra ascendente. Nesta subida, irá poder ver os concelhos da Lagoa e de Ponta Delgada.

Irá chegar ao primeiro túnel e, depois, passará por uma casa de apoio à colheita de água. Ao caminhar ao longo da margem da Ribeira Seca, chegará à Janela do Inferno, uma parede vertical com nascentes, onde está uma cavidade criada pela erosão da água.

Na sua base, há um charco natural com tritões. Pelo caminho irá encontrar, também, vários aquedutos que forneciam água à antiga Fábrica do Álcool da Lagoa, mas que, agora, abastecem o concelho.

O trilho dura cerca de duas horas é dificuldade média, mas não se deixe assustar – toda a sua paisagem vale a pena!

 

Vigia de São Pedro

Este percurso pedestre liga as freguesias de São Vicente Ferreira e as Calhetas, ao longo da orla costeira norte. Iniciando junto aos Poços de São Vicente, uma zona balnear próxima do porto de pesca, conseguirá ver as ruínas da antiga Fábrica da Baleia do outro lado da estrada.

Siga a estrada até chegar a um pequeno parque de estacionamento e, ao contornar as habitações, siga junto ao mar por um caminho de terra batida. Siga pela estrada até à freguesia dos Fenais da Luz e, ao chegar à igreja de Nossa Senhora dos Aflitos, vire à esquerda, onde há um pequeno desvio para um miradouro, onde poderá apreciar a costa norte da ilha.

Ao longo desta caminhada irá passar pela Ponta de São Pedro, a ermida de São Pedro e o Buraco de São Pedro, uma formação geológica. Esta rota dura cerca de duas horas e é de fácil acesso.

Uma óptima opção de alojamento próxima deste trilho é a Seaside Azores Villa, localizada nas Capelas. Clique no link para ver os detalhes da casa.

Não se esqueça de previamente planificar os trilhos que pretende fazer, use roupa e calçado confortável e, para evitar lesões, esteja atento ao solo.

Se gosta de aventuras e é amante da natureza, certamente os melhores trilhos a fazer na ilha de São Miguel que lhe preparamos irão ao encontro das suas expectativas!