Os melhores restaurantes em São Miguel

Os melhores restaurantes em São Miguel

admin admin Dezembro 4, 2020 Blog

Quando vamos de férias, uma das grandes questões prende-se com os restaurantes a escolher pois ninguém gosta de fazer más escolhas quando se trata de escolher um sítio para almoçar ou jantar.

Quer sejam mais tradicionais ou mais requintados, urbanos ou com vista para o oceano ou para a serra, todos os restaurantes recomendados neste artigo têm um denominador comum; Todos eles enaltecem os sabores e os produtos genuínos dos Açores no geral e da ilha de São Miguel em particular.

 

Restaurante da Associação Agrícola

Se é apreciador de carne então o Restaurante da Associação Agrícola de São Miguel deve claramente constar na sua lista de prioridades.

Considerado por muitos como o restaurante que faz o melhor bife à regional da ilha de São Miguel, este é de facto uma referência incontornável para aqueles que apreciam ou pretendem experimentar a genuína e suculenta carne dos Açores. 

Este que começou por ser uma simples casa de pasto, é actualmente um restaurante moderno e super acolhedor o que contribui, em muito, para uma experiência gastronómica que vai querer repetir.

O Restaurante da Associação Agrícola de São Miguel serve apenas pratos de carne sendo que o famoso bife à regional tem umas generosas 400 gramas e é feito de forma muito simples, apenas na frigideira, com alho e pimenta da terra e servido com batatas às rodelas e legumes.

 

Restaurante Aliança

Esta é outra grande referência da gastronomia tradicional micaelense. Localizado no centro da cidade de Ponta Delgada, o restaurante Aliança é também ele famoso pelo seu bife à regional que é inquestionavelmente o ex-líbris da casa, não obstante servirem outros tipos de pratos igualmente apreciados por muitos.

Apesar de ser um espaço relativamente pequeno, é no entanto bastante acolhedor e de traça regional.

Se é apreciador de carne então o restaurante Aliança é um verdadeiro must. 

 

Tasca

O conceito deste restaurante muito procurado por todos aqueles que visitam a ilha de São Miguel é de facto muito diferente pois combina no mesmo espaço música, arte ao vivo e gastronomia regional.

Este espaço incontornável da restauração micaelense, tem um ambiente de verdadeira tasca tradicional, com mesas e cadeiras de madeira e prateleiras com uma generosa e diversificada garrafeira à vista de todos, e as paredes ornamentadas pela criatividade dos artistas convidados a expor na sala de refeições.

Costuma-se dizer que na tasca todos os pratos são bons. No entanto, a alcatra à moda da Terceira, o polvo à lagareiro, a barriga de atum com batata assada, inhame e legumes e as tábuas de queijos e enchidos são, claramente, das mais saborosas alternativas que pode encontrar no menu.

 

P’alma Sushi

Se gosta de sushi então o Palma Sushi é uma paragem obrigatória.

Este restaurante apresenta uma ementa exclusivamente dedicada ao sushi por excelência, fazendo do peixe fresco dos Açores o “ex libris” num tipo de gastronomia que se vem tornando extremamente popular no mundo ocidental.

Localizado muito próximo do centro da cidade de Ponta Delgada, o Palma Sushi alia a o exotismo e a excelência da gastronomia nipónica a um serviço e um ambiente fabulosos e diferenciadores. Apesar de ser uma aposta relativamente recente, o Palma Sushi já caiu nas boas graças do público local e turista que o procuram e recomendam enfaticamente. 

 

Restaurante Caloura

A Caloura é um local frequentado por locais e turistas que procuram bom tempo, banhos revigorantes de mar, relaxamento e… óptimo peixe grelhado.

A poucos metros do porto e da zona balnear da Caloura encontra-se o restaurante bar com o mesmo nome.

Este espaço alia a vista fabulosa para o mar à excelência gastronómica na confecção dos seus famosos pratos de peixe grelhado no carvão.

Com a maioria das mesas dispostas no terraço e o resto num espaço interior totalmente envidraçado, é quase impossível perder a beleza do local onde se encontra.

Com um serviço informal mas atencioso e uma ementa com os melhores peixes grelhados da região, o Restaurante Caloura é, por si só, um bom motivo para visitar esta acolhedora e exótica vila piscatória.

 

Sardinha

Conhecido entre os locais como a Tasca do “Mané Cigano”, o restaurante Sardinha é um espaço pequeno mas exímio da confeção de comida regional característica da ilha de São Miguel de onde se destaca a carne guisada, as lapas e os famosos chicharros fritos com farinha, acompanhados por um refogado de feijão com tomate e orelha de porco, acabado no forno que são servidos juntamente com uns “netos”, umas bolinhas de farinha de milho que fritam juntamente com os chicharros.

Para quem procura conhecer alguns dos pratos verdadeiramente característicos da gastronomia da ilha então o Sardinha é sem margem para dúvida um restaurante a procurar.

 

Monte Verde

Na cidade da Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, o restaurante Monte Verde é uma verdadeira referência quando se fala de peixe, até porque este restaurante só tem na sua ementa pratos de peixe, todo ele fresco e cozinhado na hora.

Ao entrar no restaurante é de imediato acolhido pelo seu proprietário que, orgulhosamente, o vai convidar a escolher o peixe fresco exposto no expositor de peixe fresco. Depois de escolher o peixe que vai querer comer, sobe para a sala de refeições e aguarda que o mesmo lhe seja servido o que normalmente não demora muito tempo apesar de todo o peixe ser frito ou grelhado em carvão na hora.

Para os amantes de peixe, o restaurante Monte Verde é paragem obrigatória até porque o restaurante em si é bastante acolhedor e agradável e os preços não são elevados.

 

Alabote

Também na cidade da Ribeira Grande, existe um outro restaurante que é também um must da restauração da ilha.

Num edifício que combina o rústico com o moderno e onde a esplanada com vista para o mar assume um natural protagonismo, o Alabote é também conhecido por servir peixe fresco e mariscos, como as gambas, os cavacos e a lagosta.

Para quem não é grande apreciador de peixe, o Alabote tem outras hipóteses na sua ementa, como a morcela com ananás e o bife à Micaelense, disponibilizando também alguns pratos vegetarianos como o arroz de caril com legumes assados e legumes à Braz.

 

Paladares da Quinta

Este restaurante alia um serviço e uma localização de excelência a uma oferta gastronómica impar. Neste pode encontrar os pratos mais típicos quer da ilha de São Miguel quer do norte de Portugal continental de onde se destacam o cabrito assado, a abrótea assada no forno a lenha, o arroz de Pato, assim como muitos petiscos e até vários pratos vegetarianos.

Situado numa área calma da Freguesia do Rosário, Concelho de Lagoa (Açores) onde a tranquilidade é a convidada de honra do espaço exterior onde pode desfrutar de um espaço de quinta com 6000 m2 devidamente arborizados e cultivados, misturado com o verde dos jardins.

 

Rotas

É fã de comida vegetariana? Se o é então o Rotas é uma paragem obrigatória.

Comida, serviço e ambiente de excelência são a bandeira deste restaurante que só serve pratos vegetarianos de grande qualidade gastronómica sem no entanto ser caro.

Localizado muito próximo do centro da cidade de Ponta Delgada, o Rotas é um restaurante muito procurado pelo público local e turista daí que se recomende fazer reserva.

Se é guloso então não perca as famosas sobremesas do Rotas que são absolutamente magnificas com especial destaque para o bolo de chocolate.

 

Boca de Cena

Localizado em pleno centro histórico de Ponta Delgada, este magnífico restaurante, oferece um tipo de cozinha contemporânea, dando a conhecer, a quem lá passa, o melhor da gastronomia portuguesa e mediterrânia.

Neste restaurante são utilizados produtos menos óbvios o que faz deste um local muito diferente e especial.

Vai ser mesmo muito difícil ir ao Boca de Cena e não gostar da experiência gastronómica pois a comida e o serviço são de inquestionável qualidade.


À Terra Fornaria

Este é claramente um restaurante inspirado nos frutos da natureza, num regresso às origens e nos verdadeiros sabores dos Açores, apesar das influências estrangeiras, muito bem adaptadas à realidade açoriana.

Há produtos com clara influência da gastronomia italiana, não estivesse o forno a lenha bem à vista. Neste sentido, irá encontrar pizas, pastas diversas, bruschettas e ainda vários assados e grelhados, preparados de forma tradicional.

Um dos ex-líbris da casa é claramente o hambúrguer de carne açoriana, servido com batatas fritas e salada.

Os queijos da Ilha derretidos sobre as massas e as pizas resultam numa experiência gastronómica absolutamente fabulosa.

 

Café Canto do Cais

Situado na vila das Capelas, este restaurante tradicional e pitoresco garante uma experiência impar quer pela excelência da sua cozinha como pelo espaço em si que mais parece uma taberna familiar (no bom sentido da palavra).

Se é apreciador de peixe então o Canto do Cais será, sem dúvida, uma boa escolha que não irá frustrar as suas expetativas. O restaurante tem no seu cardápio uma oferta de pratos de peixe bastante variada e combina produtos de forma deliciosamente inusitada.

Perto deste restaurante poderá encontrar um excelente alojamento adequado para famílias. Reserve aqui.