Férias de praia em São Miguel

Férias de praia em São Miguel

admin admin Dezembro 4, 2020 Blog

 

A ilha de São Miguel oferece grandes fotografias, dignas de um postal único, mas estar na presença de tal beleza é realmente outra sensação, que nem escapam as suas praias, muito conhecidas pela sua areia vulcânica e pelo seu mar limpo.

Neste artigo, damos-lhe a conhecer as melhores praias de São Miguel, que decerto farão as delicias não só dos amantes de sol e praia, mas também daqueles que gostam de tranquilidade e natureza.

 

Praia da Viola

A praia da Viola localiza-se na Lomba da Maia, na Ribeira Grande. Esta praia é muito conhecida por fazer parte do trilho que tem inicio no Porto Novo.

É uma praia pequena, de areia grossa e alguns calhaus, tendo também uma falésia com nascentes de água e, se atravessar esta praia, junto à foz da ribeira do salto, terá a oportunidade de ver uma cascata.

Apesar de as ondas e correntes serem fortes, devendo ter o devido cuidado, esta zona é muito tranquila e ideal para quem gosta de estar rodeado por natureza a ouvir o mar.

 

Praia da Caloura

A praia da Caloura localiza-se na Lagoa, e é um pequeno porto de pesca de águas transparentes e areia mais clara do que comumente se vê no resto da ilha.

Logo após a costa, esta praia possui uma piscina natural, onde pode dar um refrescante mergulho nas suas águas que receberam a Bandeira Azul, e apreciar as maravilhosas falésias que a rodeiam.

Esta praia possui, ainda, um pequeno porto com rampa de acesso para a prática de desportos náuticos, um snack-bar e nadador salvador.

 

Praia do Pópulo

Mais conhecida pelos residentes por “Praia Pequena”, esta praia localiza-se na freguesia do Livramento.

Nos séculos XVII e XVIII, esta área era uma propriedade privada que servia para o cultivo de vinhas. Atualmente, é uma zona balnear pública, que tem a típica areia vulcânica e as suas águas estão distinguidas com a Bandeira Azul.

Conta, também, com balneários, nadador salvador e ainda com um bar e esplanada, perfeito para tomar um copo depois de um mergulho e apreciar o bonito pôr-do-sol.

 

Praia das Milícias

A praia das Milícias é mais conhecida por “Praia Grande”, na freguesia de São Roque, uma forma de a diferenciar, já que fica localizada perto da praia do Pópulo.

Esta é uma das mais frequentadas praias da ilha, devido à sua proximidade da cidade de Ponta Delgada, mas também por oferecer um leque variado de bares e restaurantes perto de si.

As suas águas são calmas e boas para a prática de desportos náuticos, sendo muito procurada pelos surfistas também.

Esta também é uma praia vigiada e com balneários, vestiários e, ainda, um amplo parque de estacionamento.

Se o seu objetivo é ficar no centro de Ponta Delgada e poder beneficiar das propostas culturais, bares, restaurantes, teatros e museus de Ponta Delgada, poderá optar por ficar alojado no apartamento T3 Downtown, um apartamento muito bem localizado e com excelentes opções para uma estadia em família no centro de Ponta Delgada

 

Praia da Ribeira Quente

A praia da Ribeira Quente, conhecida também por praia do Fogo, situa-se na freguesia da Ribeira Quente e deve o seu nome à temperatura das suas águas. Por existirem diversas nascentes hidrotermais submarinas, as suas águas adquirem uma temperatura tépida, diferente do normal na restante ilha.

É uma praia muito bonita, tendo como fundo o verde das montanhas, que lhe confere uma paisagem digna de um postal.

Apesar de ser uma praia muito procurada não só pelos residentes, mas também pelos turistas, o seu areal é vasto, tendo sido também galardoada com a Bandeira Azul.

 

Praia dos Mosteiros

Localizada na freguesia dos Mosteiros, esta praia, apesar de pequena, é muito procurada pelas pessoas devido às suas águas mornas e transparentes, onde desaguam dois riachos.

A sua areia escura contrasta com o verde à volta, de grande beleza, de onde pode observar, também, os ilhéus no horizonte. Estes ilhéus servem como reserva de aves, tornando-os no local ideal para a sua observação.

Esta praia é um dos melhores locais para desfrutar o famoso pôr-do-sol dos Mosteiros.

 

Praia do Areal de Santa Bárbara

Localizada na freguesia da Ribeira Seca, na cidade da Ribeira Grande, o areal de Santa Bárbara é uma das maiores praias que pode encontrar na ilha de São Miguel.

É uma praia agradável, ideal para mergulhar ou apenas apanhar sol, e está munida de todas as condições como parque de estacionamento, balneários, restaurante e bar.

Esta praia também é ideal para a prática de desportos aquáticos, sendo muito apreciada pelos amantes de surf e bodyboard, sendo muitas vezes designada a “praia dos surfistas”.

Devido ao facto desta praia ter correntes algo fortes, recomenda-se cuidado em especial com as crianças.

 

Praia da Vinha D’Areia

A praia da Vinha D’Areia localiza-se no concelho de Vila Franca do Campo e, apesar de pequena, é uma praia muito procurada também.

A sua areia é fina e escura, as suas águas são límpidas e rodeadas por rochedos e zonas verdejantes.

Conta com boas infraestruturas como restaurante e bar, balneários e sanitários.

É uma praia vigiada e de Bandeira Azul.

 

Praia de Água D’Alto

Praia de Agua de Alto, ilha de São Miguel, Açores.
ALTA RESOLUÇÃO.
Foto: José António Rodrigues/Publiçor.

Situada também no concelho de Vila Franca do Campo, esta é uma acolhedora praia, situada numa baía e considerada uma das melhores de São Miguel.

As suas águas são claras e calmas, rodeadas por uma panorâmica verdejante, que lhe irão valer bonitas fotografias.

Esta praia conta com estacionamento, bar e instalações sanitárias.

 

Praia do Lombo Gordo

A praia do Lobo Gordo situa-se no concelho do Nordeste e é uma praia isolada onde pode usufruir do seu sossego e das suas águas límpidas, e faz parte de uma zona de conservação da natureza, localizada na Ponta do Arnel.

Esta distingue-se das outras praias devido às suas correntes marítimas: por causa do assentamento de areias, esta praia a cada sete anos vê o seu areal mudado, ou seja, durante sete anos apresenta um areal extenso e nos sete anos seguintes vê o seu areal substancialmente reduzido.

 

Praia dos Moinhos

A praia dos Moinhos localiza-se na freguesia do Porto Formoso, no concelho da Ribeira Grande, e caracteriza-se pela sua falésia rochosa, cujas águas límpidas convidam a um mergulho, e pela sua encosta coberta de verde. Esta praia está munida por instalações sanitárias e um bar e nas redondezas (poderá mesmo ir a pé) encontrará alguns restaurantes nos quais o peixe é normalmente delicioso.

Agora que já conhece as melhores praias de São Miguel, nada melhor do que embarcar numa aventura e explorá-las. Seja para mergulho, para apanhar sol, ou simplesmente desfrutar de um cocktail à beira-mar, estas praias oferecem-lhe o sossego e a tranquilidade.