As termas em São Miguel que não pode deixar de visitar

As termas em São Miguel que não pode deixar de visitar

admin admin Dezembro 4, 2020 Blog

A ilha de São Miguel é muito conhecida pela sua atividade vulcânica adormecida, e as suas piscinas termais no meio da natureza são um pequeno paraíso que oferece muito mais do que tranquilidade. Estas águas localizam-se a grandes profundidades e possuem uma composição química natural, enriquecida pelos minerais das rochas e, para além de serem um consolo para a alma, aliviam o stress e as dores musculares, trazendo também muitos outros benefícios para a pele. É algo que, sem dúvida, deve experimentar na sua próxima viagem à ilha verde.

 

Poça da Dona Beija

A Poça da Dona Beija situa-se na freguesia das Furnas, e é o sítio ideal para tomar um banho de águas férreas à luz do luar.

Este espaço é muito famoso entre os residentes e turistas, sendo que, mesmo à noite, pode desfrutar deste lugar místico. Tendo um horário flexível (todos os dias das 10h00 às 23h00), pode ir relaxar aqui seja dia ou noite.

O espaço conta ainda com infraestruturas de apoio, como vestiários e balneários, e ainda uma loja de lembranças, onde poderá levar uma recordação de São Miguel. 

 

Parque Terra Nostra

Localizado também nas Furnas, o Parque Terra Nostra possui muitas variedades de árvores e plantas, lagos, riachos e uma grande e espaçosa piscina termal, onde poderá estar à vontade a tomar banho.

Para quem adora natureza e banho, este lugar tem o melhor dos dois mundos: pode passear no enorme jardim botânico, apreciar a sua beleza e tranquilidade e, depois, tomar um delicioso banho de água férrea na piscina do jardim. Aqui recentemente também foi adicionado uma zona de jacuzzi, para quem desejar relaxar num ambiente mais intimista.

Este parque tem à disposição mapas para quem deseja explorar o jardim ao máximo e está aberto das 10h00 às 16h00 todos os dias.

 

Ferraria

Localizada nos Ginetes, a Ferraria é um dos muitos famosos lugares onde pode aproveitar para dar um mergulho e relaxar nas suas águas quentes termais no mar e nas suas piscinas de água também quente – as Termas da Ferraria.

Este conjunto de piscinas naturais na Ponta da Ferraria irá proporcionar-lhe momentos de tranquilidade, de onde também pode apreciar o belíssimo pôr-do-sol.

Para uma experiência completa de relaxamento, pode aproveitar para visitar o SPA Termal da Ferraria, onde as suas águas são utilizadas para fins terapêuticos.

Este SPA está aberto de terça-feira a domingo, das 11h00 às 19h00, podendo também haver a opção de “night spa”, mediante pré-reserva, bem como outros programas disponibilizados.

A Ferraria é o local perfeito para quem deseja aproveitar o melhor de São Miguel e relaxar na natureza.

 

Caldeira Velha

A Caldeira Velha é um dos lugares mais místicos de São Miguel que sobressai devido à sua beleza. Aqui encontra manifestações vulcânicas, como um campo fumarólico, uma cascata e piscinas termais aquecidas pela fumarola.

Pode optar por fazer o Trilho da Nascente Termal do Monumento Natural da Caldeira Velha, onde, no final do percurso, irá encontrar a nascente termal.

Rodeada pela flora típica açoriana, a Caldeira Velha atrai tanto os turistas como os residentes, que procuram este lugar pela paz e tranquilidade que transmite.

 

Termas das Caldeiras da Ribeira Grande

Localizadas na Ribeira Grande e abertas das 10h00 às 22h00, este conjunto de termas é ideal para quem deseja tomar um banho quente ou fazer massagens com esta lama vulcânica, rodeado pelas espécies típicas da floresta Laurissilva, oferecendo também serviços de SPA.

Apesar de ser mais pequena, é no entanto bastante acolhedora e por ser um local um pouco menos turístico garante à partida maior privacidade.

Se sentir fome depois desta experiência revigorante poderá almoçar, lanchar ou jantar no restaurante que fica mesmo em frente às termas.

Neste artigo apresentamos as melhores zonas termais da ilha de São Miguel. Tenha, no entanto, atenção que, pelo facto da maioria destes locais terem águas férreas naturais, deve ter cuidado na hora de escolher que roupa levar.

Estas águas têm um elevado teor de ferro e outros minerais, que podem deixar as roupas com um tom alaranjado. Assim sendo, é aconselhável usar roupa velha ou escura, incluindo a toalha de banho, bem como deixar as joias (brincos, pulseiras, colares e anéis) em casa.

Agora que tem toda a informação necessária para aproveitar ao máximo as termas naturais da ilha, aventure-se por aí e tenha a melhor experiência nas águas quentes, que decerto não irá esquecer tão cedo!