A não perder nas Furnas

A não perder nas Furnas

admin admin Junho 23, 2021 Blog

Miradouro do Pico do Ferro

Miradouro Pico do Ferro - Furnas

O Miradouro do Pico do Ferro, oferece magníficas vistas sobre a Lagoa das Furnas e as Caldeiras das Furnas, onde se prepara o famoso e típico Cozido das Furnas em fornos naturais alimentados pela atividade vulcânica. Para desfrutar desta especialidade, é aconselhável reservar no dia anterior.

Lagoa das Furnas

Lagoa das Furnas - São Miguel

Pode visitar a Lagoa das Furnas antes ou depois de comer nas Furnas. Terá de pagar a entrada na Lagoa (1 euro por pessoa).
Mais a sul, convido-o a admirar a bela Ermida da Senhora da Vitória. O acesso à parte sul é gratuito mas só chegará lá a pé (encontrará um parque de estacionamento a pagar em frente à estrada).

Caldeiras das Furnas – Fumarolas

Caldeiras das Furnas - Fumarolas

No centro da vila pode visitar diversas fumarolas em actividade, a libertar vapor de água, e notar o cheiro característico a enxofre. Algumas fumarolas têm bastante água a ferver em ebulição, enquanto outras apresentam uma pasta cinzenta, com semelhanças a lava dos vulcões. Além das fumarolas, existem diversas nascentes de água, com diferentes temperaturas e sabores.

Parque Terra Nostra

parque_terra_nostra sao miguel açores

Localizado também nas Furnas, o Parque Terra Nostra possui muitas variedades de árvores e plantas, lagos, riachos e uma grande e espaçosa piscina termal, onde poderá estar à vontade a tomar banho.

Para quem adora natureza e banho, este lugar tem o melhor dos dois mundos: pode passear no enorme jardim botânico, apreciar a sua beleza e tranquilidade e, depois, tomar um delicioso banho de água férrea na piscina do jardim. Aqui recentemente também foi adicionado uma zona de jacuzzi, para quem desejar relaxar num ambiente mais intimista.

Este parque tem à disposição mapas para quem deseja explorar o jardim ao máximo e está aberto das 10h00 às 16h00 todos os dias.

Este bonito parque de 12 hectares com uma vegetação exuberante oferece um momento de tranquilidade no meio de uma coleção botânica impressionante.

Poça da Dona Beija

poça dona beija sao miguel açores

A Poça da Dona Beija situa-se na freguesia das Furnas, e é o sítio ideal para tomar um banho de águas férreas à luz do luar.
Este espaço é muito famoso entre os residentes e turistas, sendo que, mesmo à noite, pode desfrutar deste lugar místico. Tendo um horário flexível (todos os dias das 10h00 às 23h00), pode ir relaxar aqui seja dia ou noite.

Este lugar era originalmente uma nascente de água onde os moradores iam tomar banho numa água naturalmente aquecida a 35 °C.
Há alguns anos foram feitas algumas obras e desde então há várias piscinas disponíveis para tomar banho e relaxar em água quente.

O espaço conta ainda com infraestruturas de apoio, como vestiários e balneários, e ainda uma loja de lembranças, onde poderá levar uma recordação de São Miguel.

Parque Grená

Parque da Grená - Furnas

Chama-se Grená e é um incrível parque em plena natureza localizado nas Furnas. Este espaço foi recentemente limpo, recuperado e requalificado para receber visitantes que apreciem o contacto direto com a natureza. A entrada para o Parque Grená é feito junto das Caldeiras da Lagoa das Furnas.

Onde Comer nas Furnas?

cozido-das-furnas azores

Nas furnas é obrigatório almoçar ou jantar o famoso e típico Cozido das Furnas. Tem os mesmos ingredientes do cozido à portuguesa, mas com um sabor característico e agradável, cozido lentamente com o vapor da atividade vulcânica do solo.

Onde comer o Cozido das Furnas?

Localização dos Restaurantes das Furnas.

Além do Cozido das Furnas, não esqueçer os Bolos Lêvedos para lanchar ou simplesmente para levar. São pães ligeiramente adocicados muito fofos feitos na sertã.

bolos levedos açores
Bolos Lêvedos

Outras sugestões nas Furnas

Se tiver tempo, pode aproveitar para passear e dar a volta a pé à Lagoa das Furnas.
Se for no Verão, pode aproveitar para ir ate à Ribeira Quente, localizada a 9 Km a sul das Furnas, descobrir a Cascata e a Praia do Fogo.

Praia ribeira quente São Miguel Azores
Praia do Fogo na Ribeira Quente

Situada na estrada que leva à Ribeira Quente, a cascata com o mesmo nome é um local que convém parar para visitar.
O acesso a esta cascata situa-se entre dois pequenos túneis que se encontram na estrada. Não estacione a sua viatura neste sítio. Pode deixar o seu carro na berma da estrada, a 300 metros de distância antes ou depois dos túneis.

A 3 km depois da cascata, encontrará a Praia do Fogo, uma das praias que o aconselho a descobrir durante a sua visita a São Miguel. Para além da sua beleza, terá todos os serviços necessários para passar uns momentos agradáveis (parque de estacionamento, restaurante, entre outros).

Depois de um bom mergulho na praia da Ribeira Quente, o restaurante Garajau é uma boa opção para jantar peixe fresco ou para desfrutar de uma refeição regional.